domingo, 30 de maio de 2010

Anna


" Quando Anna entrou n o quarto, ele já se achava deitado. Seus lábios estavam cerrados com severidade e os olhos não miravam a esposa. Anna deitou-se em seu leito e aguardou que ele, a qualquer minuto, voltasse a falar com ela. Anna temia, e ao mesmo tempo queria, que o marido falasse. Mas ele se mantinha calado. Anna esperou por um longo tempo, sem se mexer, e esqueceu-se dele. Anna pensava no outro, via-o e sentia como o coração se enchia de emoção e de um júbilo criminoso com esse pensamento. De súbito, ouviu um assobio nasalado, calmo e regular. No primeiro minuto, como que assustado com o próprio assobio, Aleksiei Aleksándrovitch interrompeu-se; mas, após duas expirações, o assobiu ressoou de novo, com serena tranquilidade.
_ Já é tarde, já é tarde - sussurou Anna, com um sorriso. Ficou longo tempo deitada, sem se mexer e sem fechar os olhos, cuj0 brilho ela mesma parecia ver, na escuridão." (Tolstói)


O texto vai se embrenhando na minha experiência leitora, delicadamente...saboreio o prazer de um trecho como este...tão simples, tão perfeito!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Água na boca!


Isabel Allende confirma participação na Flip
A peruana naturalizada chilena Isabel Allende lançará na Flip seu mais novo livro, A ilha sob o mar. Depois de três anos sem publicar – seu último trabalho, A soma dos dias, foi lançado em 2007 –, Isabel volta à ficção em A Ilha sob o Mar com a história da escrava Zarifé. Jornalista desde os 17 anos, estreou na literatura com o livro A Casa dos Espíritos, em que utilizou os manuscritos das cartas que escreveu para seu avô, enquanto este convalescia no leito de morte, para retratar os fantasmas da ditadura de Augusto Pinochet. A escritora se transformou em um verdadeiro best-seller mundial, com 18 livros publicados, em mais de 30 idiomas.

Flip confirma a vinda de Antonio Tabucchi
Com mais de 20 livros traduzidos em mais de 40 línguas, o italiano Antonio Tabucchi irá lançar, durante a Flip, O tempo envelhece depressa – uma reunião de nove contos cujo fio condutor é a relação dos personagens com o tempo. A editora Cosac Naify irá republicar ainda Noturno Indiano, Afirma Pereira e Réquiem. Com 11 títulos publicados no Brasil, entre eles Tristano morre (2007), Está ficando tarde demais (2004) e Os voláteis do beato Angélico (2003), Tabucchi mantém uma relação muito próxima com a literatura brasileira. Além de ser professor do departamento de língua portuguesa da Universidade de Pisa, já traduziu Sentimento do mundo, a coletânea poética de Carlos Drummond de Andrade.

E então? leitores circunstânciais? Não dá água na boca?

domingo, 16 de maio de 2010

Faz tempo...


Tanto tempo que pensei...ninguém mais...vou deixar ficar aqui até que se desfaça e vá sumindo aos poucos...como tudo! Mas, ao contrário do que imaginei, deu vontade de...

1- Crônica da casa assassinada, Lúcio Cardoso - provocou alguns dias de concentraçao e reflexões, ao final uma certa frustração com a solução, mas é isso, às vezes precisamos relativizar.

2- Ana Karenina, Tolstoi - vai devagar, saboreando todas as palavras e os perfis construídos com tanto sabor e imagem, vai devagar...mas vai deliciosamente fazendo parte da minha vida!

3- Eva Luna, Isabel Allende - está, ao lado da cabeceira, olha para mim e eu digo...só mais um pouquinho...

4- Balé, chopinho, orquestra...bocados de uma cidade!

5- Ah! Os amigos...eles são realmente uma parte muito vital disto que chamamos cotidiano.

6- Beijos esperançosos de alguns leitores, ainda que poucos.