sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Acaçá



Não conheço a cultura baiana... acho que como muitos só sei mesmo que acarajé é bom, que o farol está ali lindo e eterno e que a musica é especialmente importante.

Amo Caymmi, Caetano...

A literatura é forte e cheirosa.

Eu vivo aqui em São Paulo e do modo que quase todos sabem o que significa. Ser paulista é ser albaroado por todas as culturas do mundo. Se somos atentos, aproveitamos muito. A maioria vai vivendo e nem se dá conta...

Então, estou ali no show da magnífica Fabiana Cozza - Dos Santos.
Show, trabalho lindo! Todos os orixás, apresentados por melodias que me seduzem.

Aquela linguagem que conheço pouco, encantatória e poderosa...
Nomes, preces, coisas, gestos...
Acaça... ela diz acaçá e me lança para um outro acaçá. O que era? Onde ouvi? Tinha ficado reverberando em mim um outro acaçá que vai voltando aos poucos. Anoto no meu caderninho... não posso esquecer da palavra. Preciso procurar nas lembranças.



Nana... Nana... Nana Caymmi solta a voz e grava em mim a palavra que agora volta, na voz tão incrível quando a de Nana!

Acaçá... palavra, som, melodia... comida de santo!
Acaçá... som que me dá de presente o conhecimento, um pouco de conhecimento.
Acaçá... palavra, tom, som, saber.
Não sou, por um momento, paulista, paulistana... sou baiana, sou do santo, sou da música.

Sou da palavra!

Acaçá... força da palavra!

É isso

acaçá

substantivo masculino
BRASILEIRISMOBRASIL
  1. 1.
    CULINÁRIA
    bolinho afro-baiano feito de farinha de arroz ou de milho, cozido em ponto de gelatina e envolvido, ainda quente, em folhas de bananeira.
  2. 2.
    CULINÁRIA
    bebida refrescante feita de fubá, arroz ou milho, fermentado em água açucarada.

6 comentários:

  1. Que lindo!Lembrei do show belíssimo que vi chamado Dorival Caymmi Negro em que o Tinganá explicava ao Lazzo e a todos nós a origem do nome 'acarajé'. Momento único em que estabavam além dos citados, a Jussara Silveira e a hipnotizante Virginia Rodrigues.

    ResponderExcluir
  2. Um show desses não é só um show! Obrigada, Marcos!

    ResponderExcluir
  3. WoW!! Pouco conheço a cultura baiana e nunca ouvi falar desse tal "acaçá" nas mínimas incursões q tive/fiz. Como uma amante da gastronomia, fiz uma busca simples da receita e descobri q é possível ser feita aqui nas terras distantes!!

    ResponderExcluir
  4. Legal, não é? A cultura é tão maior do que pensamos...

    ResponderExcluir
  5. Que lindo texto,Elaine! Foi mesmo um show mágico!

    ResponderExcluir
  6. Lindo, Elaine, amei!

    ResponderExcluir