Rosangela sorri para o Presidente.
Jucimara, a de semblante mais ensimesmado, pensa o quê? No momento? Na vida e no dia a dia? Uma mulher sempre pensa.
Raoni sobe, com o olhar de quem já sabe tudo. Sereno. Forte. Emocionante.
O Presidente cuida da Resistência. Olha, para ter a certeza de que sabe para onde ela vai. Resgatada, ela, a vira-lata simbólica, está à frente de todos. Olha para um outro lugar...
Flavio, o artesão, tem metade do rosto escondido pela imagem do presidente. Ele usa óculos. A vista gasta na artesania da vida?
Mais atrás, outro brasileiro de óculos, sobe a rampa num momento nunca antes imaginado. Sua mulher está com ele. Eu queria ser a mosquinha que ouve os pensamentos dele. Tenho algumas hispóteses, mas será que são sustentáveis?
Francisco, o menino de Itaquera, é identificado como "o garoto Francisco". Mas, veja bem. Ele olha para Resistência, tem muito ainda que resistir. Tem sonhos. Sabe que também pode ser presidente. Ele é muito mais que "o garoto Francisco".
Ivan Baron, sorri, de mãos dadas com "o garoto Francisco", usa bengala, um terno com história. Sorri, de óculos, para a Rosangela ou para o Presidente? Um sorriso aberto, valente, feliz, bonito, confiante, forte.
Wesley é metalúrgico. Significa. Tem o semblante sério como o de Jucimara. Olha para frente.
Murilo Jesus está atrás do funcionário do cerimonial. Até quando? Não vemos seu olhar. Haverá um momento, logo depois, que saberemos quem é ele. Mas, nessa foto não. Está atrás. Sei que ele é professor formado em Letras. Identificação e esperança é o que nos move. Me identifico com o professor. Tenho esperança de que ele seja visto.
Todos sobem a Rampa. Uso maiúscula, porque foi uma Rampa especial. Única.
A História terá de lidar com essa Rampa.
Vamos ter de analisar, conversar sobre, replicar a ideia, perpetuar.
A emoção de ver essa foto será sentida todas as vezes em que ela se apresentar.
Emoção e reflexão.
Falta alguém na foto... e isso diz muito a respeito da foto.
Faltou Aline Sousa. Quase não nos damos conta.
Ela irá colocar a faixa presidencial em Lula.
Aline Sousa, subiu de mãos dadas com o artesão. Catadora de materias recicláveis, 33 anos, liderança do Movimento Nacional de Catadoras. Presente!