quinta-feira, 10 de setembro de 2009

"Virada da Educação"

Em outubro, SP haverá uma 'virada da educação', com foco no professor

Em outubro, o professor da rede pública municipal vai trocar o giz pelo violão, pelo pincel ou pelo microfone. Pela primeira vez, a cidade será palco de uma virada da educação, o "Valeu, Professor!", com 24h de arte, cultura, esporte e lazer espalhadas em parques, museus e nos Centros Educacionais Unificados (CEUs). A festa começa às 18h de 2 de outubro e vai até o dia seguinte. O mês inteiro haverá atividades especiais.
A novidade é que os educadores poderão revelar seus talentos ao público. Os músicos se apresentarão de madrugada no Mercado Municipal. Os escritores e poetas mostrarão suas poesias e contos na Casa das Rosas e nos CEUs. Os artistas plásticos vão expor suas pinturas e desenhos em um vernissage no prédio da Prefeitura, no Viaduto do Chá. De lá, as obras seguem para estações de metrô.
Mas alguns eventos serão exclusivos para os mestres. Estão programadas visitas noturnas à Pinacoteca e ao Museu da Língua Portuguesa. No Mercadão, aulas de culinária com chefs de cozinha. Na Galeria Olido, haverá sessões de cinema e aulas de dança de salão. Já o esportista pode escolher entre participar de uma bicicletada noturna pelas ruas do centro velho, que pretende reunir até 500 professores, ou de uma caminhada pelos pontos históricos da cidade. No Parque do Ibirapuera, estão programados cursos de jardinagem ou visita ao planetário. Em 16 CEUs, haverá uma programação especial com filmes, peças, atividades físicas e bailes.
"A nossa ideia é valorizar o trabalho do educador, colocando-o no centro da virada como protagonista em outras áreas como música, literatura e artes plásticas", explica o secretário da Educação, Alexandre Schneider. Para mais informações e inscrições para as atividades, acesse www.prefeitura.sp.gov.br/valeuprofessor.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Pois, é...Balzac.


"Talvez algumas pessoas nada mais tenham a ganhar perto das pessoas com as quais vivem; depois de lhes ter mostrado o vazio de sua alma, sentem-se por elas secretamente julgadas com uma severidade merecida; mas, tendo uma necessidade invencível de elogios que lhes faltam, ou devoradas pelo desejo de parecer possuir as qualidades que não póssuem, esperam surpreender a estima ou o coração daqueles que são estranhos, com o risco de se decepcionarem um dia. Enfim, há indivívuos que nasceram mercenários e não fazem bem algum a seus amigos ou a seus parentes porque eles lhes devem; ao passo que, ao prestar servicos a desconhecidos, disso recolhem um ganho de amor próprio: mais o círculo de seus afetos está próximo, menos o amam; mais se amplia, mais prestativos são." ( Pai Goriot, de Honoré de Balzac)

Então, invísiveis leitores, ele sabe tudo da alma humana...concordam?