quarta-feira, 23 de março de 2022

Minha amiga Val.

 Este não é um texto bonitinho, que vai homenagear a amiga Val.

Este não é um texto de saudades, que vai lembrar como conheci a amiga Val.

Este não é um texto esperançoso, que vai dizer sobre a amizade bonita e sorridente com a amiga Val.

Este texto vai contar como a amiga Val está indignada.

Ela está indignada porque é professora, leitora, mãe e filha.

Está indignada porque é cidadã, paulistana de chegada, nordestina de nascença.

Indignada porque é moradorada de uma periferia que não acredita que é periferia.

... porque namora a quebrada e sabe que lá a esperança resiste e deveria ser assim em toda a parte.

E porque sabe que não pode confiar. 

Que gostaria de confiar, mas não pode.

Gostaria de confiar, mas não há em quem confiar.

Confiar é um ato forte e a amiga Val está quase sem forças. 

A indignação é pesada e dói.

Como tem resistido minha amiga Val?

Ela é forte como uma mulher. Ri muito como uma mulher da porra que é!

Como quando nos conhecemos e tivemos de descer a serra até Paraty, numa van por uma estrada que nem era estrada mais. 

Ela resiste, vociferando.

Ela vocifera rindo, resmunga rindo, xinga e fala palavrões, deliciosamente, rindo. 

Não é só isso. Vocifera, ri, xinga e fala palavrão, enquanto vive plenamente.

Adoro nossos encontros virtuais, presenciais, oníricos, transcendentais.

Ela me anima, recitando seu poema predileto do dia. 

Me anima, indicando o autor novo que conheceu outro dia.

Me anima, ficando amiga das minhas amigas, virtuais. E com sua força, ela transforma as amigas virtuais em amigas de carne e osso.

Viva minha amiga Val.

Viva minha amiga Valderina Silveira, professora, leitora, namorada, filha, mãe!

Esse não era um texto um texto bonitinho, saudoso ou esperançoso, mas a Val tem essa força.

Ela transforma tudo o que toca.



É isso!

8 comentários:

  1. Mais um belo texto, Elaine! E viva a nossa amiga Val!

    ResponderExcluir
  2. Assim meu coração ❤️ não aguenta! Eita porra de homenagem! Nem sei o que dizer! Mas essa sou eu. E vc sabe bem ler essa sua amiga.
    Obrigada por tão lindo presente!

    Que a gente possa ainda, presenciar essa gente escrota tomar na raba. Pelo menos um pouquinho...
    E viva as boas amizades!

    ResponderExcluir
  3. Licença!?

    Conheço a Val desde 1982, sei um pouco da batalha dessa mulher em defesa do ensino, propagação da leitura,cuidado com amigos e familiares.
    Elaine confesso que nunca li nem ouvi algo tão certeiro, cirúrgico acerca dessa mulher tão querida e importante nas nossas vidas.

    Quero uma carona nessa homenagem tão linda e justa.

    Viva a Val!

    Obrigado Elaine Cuencas por retratar com tanta exatidão a indignação e inquietação da Val.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, pela leitura, José Carlos. A Valderina é muito querida.

    ResponderExcluir
  5. Não dava para passar batido essa homenagem à Val, que lida com tudo de forma intensa. Leitura deliciosa.

    ResponderExcluir