quinta-feira, 17 de julho de 2014

Francisco!

Um dia em Assis é um dia alegre!


Andar pelas alamedas da cidade medieval, descobrir o traço romano nas edificações - o poder da igreja, tentando apagar a presença pagã - fazer o percurso das igrejas franciscanas... Poder orar no lugar onde repousa a lembrança de Francisco. Para mim, é uma experiência muito mais que histórica, de fé ou imaginária. É como se fosse a  busca de algo que permaneça no homem, algo representado pela vida de Francisco de Assis, um modo de viver que não perturbe a alma humana, que não contamine as relações. Algo ingênuo, infantil, menos cínico, mais amoroso. 

De repente, a moça se ajoelha frente à tumba daquele homem tão feinho e insignificante e abre os braços numa comoção de prece, absorta e enlevada. Está só, nem imagina as pessoas que estão ao seu redor - chineses, russos, americanos, portugueses, brasileiros - todos tirando fotos, acendendo velas de mentira. Ela pede algo importante, ela precisa e acredita na prece que faz! Eu me conecto imediatamente. Inicio minha própria oração, comovida por muitas lembranças. Agradecida por toda a minha vida. Essa vida que chega agora aos 57 anos, acompanhada das minhas filhas nessa viagem espetacular. Agradecida por tantos e tão diferentes amigos. Por todos que já passaram pelo meu caminho. Todos a quem amei e perdi. Todos os que já estão fora dele. Todos os que chegam de mansinho e me surpreendem... Choro muito, porque esse é um momento de lágrimas verdadeiras: de gratidão, de amor, de alegria por estar aqui! Uma brisa fresca me envolve. Sinto que passa por mim um vento antigo. Aproveito a sensação... de olhos fechados, penso que esse ar percorre toda a volta do túmulo dele, recolhendo e devolvendo pedidos, preces, sonhos, esperanças. Todos nós que estamos hoje aqui, recebemos o ar benfazejo das energias que já circularam por esses corredores. Das nossas preces emanam mais que desejos, mais que angústias, mais que agradecimentos. Assim como há 800 anos, daqui há mais de 800, esse será um lugar cada vez mais especial, porque nele o espírito humano, aquela alma verdadeira, pode revelar-se, independente de qualquer crença, independente da descrença. Podemos ser gente que acredita em gente. Francisco de Assis percorreu muitos caminhos para que eu pudesse sentir a felicidade desse momento. Obrigada.

10 comentários:

  1. Fico imaginando a sua emoção e admiração que sente por Francisco... de Assis. Suas palavras transmitem esse momento.

    ResponderExcluir
  2. Paula... foi incrível! Tentei transmitir um pouco do que senti... foi muito mais forte!

    ResponderExcluir
  3. Que texto emocionante, Elaine! Dá pra sentir a emoção junto com você. Bjs, querida!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Mira,El mundo es un pañuelo!
    Haciendo ajustes en mi blog, encuentro al tuyo!
    Te felicito. Bonito Texto. hermosa eres!!!
    Te soplo un montón de besos.
    Doris

    ResponderExcluir
  6. De repente uma oração ao momento! Para ser escritor não basta querer, tem mesmo que ter a beleza das palavras e o "sentimento do mundo".Esta e vc Elaine!

    ResponderExcluir
  7. ... e no entanto, eu "luto com as palavras", pois sei que elas são muito mais delicadas e exigentes do que a minha vontade de usá-las.

    ResponderExcluir
  8. Tenho a certeza de que você chegara la, , falta pouco então para elas te facilitarem sem lutas. Em frente! Bj

    ResponderExcluir