segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Companheiras

Às vezes, não estamos juntas nas viagens, mas lembramos uma das outras o tempo todo. A Paula fez a sua viagem dos sonhos há uns bons anos. Em uma das visitas, esteve na Espanha. Andou pelos muros das cidades medievais. Viveu o sonho de sentir que sim, era tudo verdade aquilo que leu e estudou tanto, no seu tempo da faculdade de História. Aliás, é uma sensação deliciosa, ver a casa de um dos seus autores prediletos, aquele lugar onde esteve, sentou e tomou o café; o lugar onde ocorreu aquele fato que intrigou, emocionou e nunca mais você esqueceu. É claro que, na Itália, deu com uma passeata contra a Guerra do Golfo! É claro que não perdeu a oportunidade de se manifestar... ela é assim! E voltou com um presente... um cartaz que comprou para ajudar na caixa da campanha. Companheira, sempre.

Ganhei uma sacola com o cartaz do filme "E o vento levou" - até ouço a trilha sonora, cada vez que que pego minha sacola e saio por aí, louca para que as pessoas digam: "que linda, onde você comprou?" E aí, posso dizer: ganhei! Minha amiga foi ao sul do Estados Unidos e lembrou de mim! Prosa...

Veio uma casinha de pedra lá de Paraty, e mais uma de Conservatória e outra e mais outra... ganho as casinhas, porque agora me deu vontade de colecionar. E minhas companheiras sabem disso!

E a bolsa para livros que chegou de Giverny?  Ser professora, com referências é outra coisa, não é?

Tenho um lenço italiano que me deram há... muitos, muitos anos. Já nem encontro mais a companheira que trouxe o presente. Uso, de vez em quando. Saudades.

E é claro que também ganhei uma miniatura da torre Eiffel!  "Estive em Paris e lembrei-me de você!" Por que não? Adoro... está aqui no escritório, bem em frente da fotografia da torre feita pela Thaís.

São todas importantes... essas lembranças! Lápis, marcadores de páginas, cartões postais, potes de doces...




Ficam por aqui, e quando topo com elas, lembro das amigas... compartilhando sonhos, livros, viagens!




10 comentários:

  1. Gostoso ler seu texto.Imagino você enquanto o escrevia relembrando esses momentos,as amigas que viajaram e não a esqueceram...É tão bom poder ter essas boas lembranças.Lembranças dos amigos, das viagens dos amigos,das nossas próprias viagens...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo, Val. Memória é vida e sonho. Agradeço poder lembrar... é a memória que nos permite criar.

      Excluir
  2. Vc é, e sempre será lembrada por sua atenção e cuidado com os amigos. Conquistar e cuidar!É sempre bom ver seus textos, escreva mais e sempre!Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ás vezes, descuidada... demoro para escrever.

      Excluir
  3. Querida, estes mimos fofinhos fazem a nossa vida mais feliz, com certeza! Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei emocionada. Lembrar das viagens que fizemos, das lembranças e ganhamos e trouxemos, é um sentimento que ninguém rouba e nunca se apaga. Viajar é se sentir parte do mundo! Bjs. Paula

    ResponderExcluir
  5. Elaine, os seus posts são muito visuais, adoro! Você consegue colocar nas palavras as sensações, as imagens... To imaginando aqui todos os seus mimos... que fofice! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer dia desses, você precisa vir aqui... tomar um chá. Tem alguma coisa contra uma cadela pretinha e fofinha? A Sofia adoraria conhecer você!

      Excluir